sábado, 24 de outubro de 2015

Hp Impressora

1. Verifique se sua impressora está presente na lista de modelos compatíveis com o HPLIP:

http://hplipopensource.com/hplip-web/supported_devices/index.html

** Lembrando que o fato de seu modelo de impressora não estar disponível na lista, não significa que o HPLIP não o reconheça. Isso apenas significa que não foi realizado um teste oficial pela HP ainda

2. Verifique que esteja em modo ROOT (Admin) usando o comando "su -" no terminal

3. Verifique que tenha o seu sistema operacional atualizado abrindo o terminal e digitando "sudo apt-get update" e logo em seguida "sudo apt-get upgrade" para distribuições em Debian ou "yum update" para distribuições RedHat.

4. Faça o download do HPLIP (aqui).

5. Agora você agora precisa localizar o módulo CUPS em seu sistema. A maioria das distribuições de Linux possuem este módulo como padrão "de facto standard" . Na dúvida, digite o comando "whereis CUPS" no terminal e verifique se o módulo está presente no sistema.

6. O CUPS deverá ser instalado no caminho "/etc/cups". Caso não o tenha, dê o seguinte comando no terminal "sudo apt-get install cups cups-bsd cups-client cups-common" para realizar a instalação.

7. Após o download acima, digite novamente o comando "whereis cups" e veja se o módulo agora está presente no sistema e anote o caminho.

** Geralmente o módulo CUPS fica no diretório "/etc/cups"

8. Lembra do HPLIP que baixamos na primeira etapa? Copie o arquivo arquivo "hplip-3.13.8.run" para o diretório "/etc/cups" que localizamos pelo comando "whereis". O comando para realizar a cópia do arquivo é simplesmente "cp hplip-3.13.8.run /etc/cups".

9. Pelo terminal, vá até o diretório /etc/cups digitando o comando "cd /etc/cups"

10. De permissão total para o executável hplip-3.13.8.run usando o comando "chmod 777 hplip-3.13.8"

11.  Conecte sua impressora via USB e certifique que você possui um cabo na versão 2.0 hi-speed.

12.  Execute o HPLIP usando o comando  " ./hplip-3.13.8 " ou " sh hplip-3.13.8 "

** IMPORTANTE ** O número 3.13.8 é a versão do HPLIP quando este guia foi escrito. Verifique a versão atual e faça a correção do comando.

13.  Aperte atecla "Y" e selecione o modo automático apertando a tecla "A" para avançar.

14.  Faça a confirmação do seu Sistema Operacional apertando a tecla "Y" e logo em seguida <enter>.

15.  Digite a sua senha ROOT conforme pedido logo a baixo na imagem "Please enter the sudoer (root)'s password"

root.png

16.  Depois de ter digitado a sua senha, aperte a tecla "N" para não! verificar por atualizações da HPLIP

17.  Finalmente aperte a tecka "R" para reiniciar o computador
Verificando o CUPS e detectando a sua impressora:

1.  Abra o navegador e digite o endereço "127.0.0.1:631" e vá até a aba Printers.
** O endereço 127.0.0.1 é sua localhost, endereço local de seu computador, e o número 631 é a porta de comunicação.

2. Agora você deverá encontrar o modelo de sua impressora na lista. Caso não consiga entrar no gerenciador CUPS, simplesmente execute o comando "cupsd" no terminal para inciar o serviço CUPS em seu sistema.

** IMPORTANTE ** Infelizmente nós temos um pequeno problema, não é nada grave. O que acontece é que toda vez que você reiniciar o computador, há uma possibilidade do serviço CUPS ser desativado. Depende muito da versão do Linux que você possui. Se caso o serviço for desativado durante a renicialização, simplesmente digite o comando "cupsd" no terminal, ou para os mais avançados, crie um pequeno script  (.sh) para inciar este serviço automaticamente.


Faça um teste de impressão:

1. Use o seu processador de texto padrão (BROffice) e faça um teste de impressão. Eu particularmente fiz o teste com minha Deskjet 3516 que por sinal NÃO estava na lista de impressoras compatíveis e deu tudo certinho. Tanto o Adobe Reader quanto o BROffice reconheceram a Deskjet 3510 normalmente. Piscadela do Smiley

CUPS.png
Bom, é isso ai pessoal. Pelo menos seguindo este guia vocês poderão ter acesso aos drivers básicos de sua impressora. Portanto, espero que consiga solucionar não só sua dúvida mas de outros aqui do fórum.

Abraços e boa sorte a todos!

Creditos: Adam Site

Nenhum comentário:

Postar um comentário